Posto
6. A
homenagem ao antigo ponto de encontro de artistas e intelectuais dos anos 60 e
70 – Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Nelson Mota, Paulo Francis, etc – no
Rio de Janeiro, citado por Danuza Leão em sua excelente auto-biografia Quase Tudo, é um bar charmoso, um quê de armazém antigo, além de um
número sugestivo para happy hours. “A idéia é a de que quem entrar aqui, tenha
a sensação de estar num bar antigo”, sugere o proprietário e jornalista
Fernando Costa Netto.
Inaugurado em 2002, na mesma esquina
onde funcionou o Olívia (um dos primeiros a agitar a Vila Madalena), é um lugar
“que já nasceu tradicional”, amplo com decoração lúdica e eclética: barômetros,
rádios, relógios antigos, balança Filizola, máquina de escrever do tempo dos
afonsinhos, balcão com garrafas, salames e provolones pendurados, verdadeiro
bri-à-brac. Pode-se ficar horas percorrendo o ambiente com o olhar, saboreando
um chope geladinho (R$ 3,80) que sempre algo novo – ou velho – vai perceber. Na
parede, fotos memoráveis publicadas no Jornal do Brasil em seus tempos áureos.
Abre de segunda a segunda, destaque culinário para as chapas (R$ 42,80 p/ três
pessoas) e chapinhas (R$ 33 p/ três pessoas) de picanha, fumegantes, deliciosas,
exalando aquele cheirinho irresistível. Também de frutos do mar e shimeji (R$
55,80 e R$ 45,80).
Desde
o começo, o Posto 6 chamou a atenção pela novidade de projetar slides na parede
da livraria do outro lado da rua. Visão empresarial, essa criatividade acabou
gerando o Cine Boteco, em parceria com o portal Terra: “É um projeto pioneiro
no Brasil, um canal de TV via Internet, com conteúdo adaptado para bares e
restaurantes”, explica. Desfiles de moda, momentos esportivos e charges,
intercalam com notícia minuto a minuto, divulgação Red Bull, Universal Pictures,
Pepsi, e outros ptrocinadores. O sistema já consta do cardápio do Zé Menino,
Salve Jorge, Jacaré, “e mais 70 estabelecimentos até a copa do mundo”, promete.
A tecnologia foi desenvolvida por um profissional brasileiro – prefere não ter
o nome revelado – que trabalhou na montagem do site da British Broadcasting
Company (BBC), de Londres. Veia de repórter – foi editor-chefe do Notícias
Populares e cobriu as guerras de El Salvador (1990), Sarajevo (1993) e Intifada
(2001) como freelancer – criou a revista semestral 2005, com reportagens fotográficas de tirar o chapéu. Caldinho de
feijão cortesia, forra o estômago para a caipirinha (R$ R$ 10,80), caipiroska
(R$ 12,00). Para abstêmios, dez tipos de sucos naturais (R$ 4,60). Bi-campeão
de melhor happy hour pela revista Veja
São Paulo: Vá!
Armando C. Serra Negra
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